Biografia

     

Diácono Francisco Eraldo de Oliveira

 

Nasci em Pernambuco, em 1971. Sou filho do agricultor Irineu José de Oliveira e da dona de casa Eulina Qualterina de Oliveira. Tenho quatro irmãos e sou o primeiro entre estes rebentos. Vivi até os 15 anos acordando com o cantar dos pássaros, sentindo a terra, plantando e colhendo arroz, feijão e milho. Estudei em Parnamirim (na Vila Icaiçara), em Petrolina, em Camocim de São Félix e em Recife.

Em 4 de janeiro de 2004 cheguei a Brasília, carregado de saudades da amada Nininha e do filho Lucas. Logo depois eles vieram ficar junto de mim. Aqui estamos e caminhamos agora também com o Gabriel que chegou para nós em maio de 2009. Em agosto de 2012 formei-me em Teologia. Em 21 de dezembro de 2013 fui ordenado Diácono Permanente da Arquidiocese de Brasília e, em 23 de janeiro de 2019, formei–me em psicologia.

Como psicólogo, teólogo e poeta desenvolvo um projeto criativo chamado Palavra e Poesia, título deste blog. Mais dois projetos criativos estão sendo desenvolvidos: a série de cordéis religiosos e sociais e a produção de um livro com poemas livres, que futuramente estarão a disposição dos leitores.

Escrevo poesias como um hobby, mas isto já está se tornando algo mais em minha vida. Busco aplicar na arte das palavras o que aprendi e aprendo na teologia e na psicologia. E assim vou achando caminhos que me colocam a serviço das realidades diversas da existência humana.

Os meus poemas nascem da caminhada junto às pessoas, através dos encontros das pastorais, das palestras, das conversas informais e da escuta, como também do contemplar da vida cotidiana, com suas alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, realidades próprias da história de cada pessoa.

E a vida segue em frente no seu percurso próprio. Assim também somos nós, que caminhamos sempre com a confiança no Mistério Santo, que é Deus, o Criador da vida, razão da nossa existência e que nos chama a sermos semelhantes a Ele. Isto, num processo constante de ressignificação, que acontece a cada segundo, a cada minuto, a cada hora, a cada dia, a cada mês e a cada ano, numa experiência também da transcendência, rumo à eternidade.

Comentários estão encerrados.