III DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A – MATEUS

Leituras: Is 8,23b-9,3; Sl 26; 1Cor 1,10-13.17; Mt 4,12-23

POESIA

 TÃO PERTO DE NÓS, SENHOR

Tão perto de nós,
Na sua forte Palavra,
Falando-nos da vida,
Mostrando-nos o Caminho,
Reunindo-nos em assembleia,
Para sempre encontrá-lo.

Tão perto de nós,
Pelo seu corpo vivo,
Que nos fortifica,
Unindo-nos a ele,
Fazendo-se também corpo,
Seu corpo santo.

Tão perto de nós,
No seu povo santo,
Assembleia viva,
Que nos faz irmãos,
Irmãos dele também,
Para o nosso bem.

Tão perto de nós,
Nos teus missionários,
Discípulos da paz,
Sendo também tua boca,
Teus pés e tuas mãos,
Construindo o Reino.

Tão perto ainda, Senhor!
Nos pobres sofridos,
Com tuas chagas abertas,
Partilhando tua cruz,
Pois confiantes em Ti,
Chegarão ao céu.

E tão perto de nós,
Pede-nos a conversão,
Para fugirmos das trevas,
Pois seu caminho é a luz,
Sua presença é o Reino,
Entre nós, povo seu.

HOMILIA

 Ele está no meio de nós

Irmãos e irmãs, a nossa caminhada com Jesus continua e, neste 3º Domingo do Tempo Comum, contemplamos a sua luz brilhando no mundo. Jesus Cristo é a presença concreta do Reino de Deus entre nós, pela sua mensagem de amor, pelos seus milagres e pela sua ação salvadora, através da sua ressurreição.

O evangelista Mateus nos informa que Jesus foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e Neftali (cf. Mt 4,13). Esta região é a mesma anunciada pelo profeta Isaías ao se referir ao povo de Israel quando estava escravo e oprimido nas mãos dos assírios por volta de 732 a.C. Por isso o profeta anuncia a esperança para aquele povo: “O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandece” (Is 9,1).

Informado o contexto no qual o Evangelista nos apresenta, podemos afirmar que a presença de Jesus na Galileia é o cumprimento daquilo que o profeta Isaías anunciou: agora chegou a salvação para o povo que andava nas trevas. Jesus é a grande luz presente no mundo, pois anuncia a conversão, cura as enfermidades e ao mesmo tempo chama colaboradores para a missão, porque ele já é a presença do Reino em nosso meio.

Neste evangelho, constatamos o chamado de Jesus aos primeiros discípulos, Simão Pedro, André, Tiago e João. Eles estavam pescando, eram trabalhadores dedicados, mas o chamado de Jesus faz com que mudem imediatamente o percurso de suas vidas e sigam agora o caminho da salvação. Saem logo, depressa, para anunciar por toda a Galileia, porque chegou a salvação.

Faz-se necessário que todos conheçam os ensinamentos sobre o Reino. Era preciso reconhecer o poder de Deus em Jesus, o filho amado que veio visitar o seu povo. Os discípulos são os primeiros colaboradores de Cristo para que o Reino de Deus possa chegar a todo o mundo, pois a Palavra deve se espalhar pelas nações para fermentar o coração da humanidade.

O apostolo Paulo nos ensina como sermos irmãos em Cristo: Não podemos ser elementos de divisão na comunidade O Poder de Deus está na comunhão e na caridade. Assim nos fala São Paulo: “Irmãos, eu vos exorto, pelo nome do Senhor nosso, Jesus Cristo, a que sejais todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós”. (Cor 1,10).

Tanto nós, como os primeiros discípulos, somos chamados a mudar o nosso percurso, se for necessário, para seguir o caminho de Jesus. Somos convocados pelo batismo a formarmos a comunidade de amor que o Senhor deseja. Somos chamados a anunciar o Reino, pois ele está próximo de nós na Eucaristia, na assembleia reunida, na palavra partilhada e nas curas.

Deus opera milagres em nossas vidas, principalmente quando vamos nos convertendo cada vez mais ao seu Evangelho. Converter-se é trazer em nossa vida os mesmos sentimentos de Cristo: “É amar como ele amou, é agir como ele agiu, é viver como ele viveu”. Isso é conversão!

Em Cristo somos livres e ao mesmo tempo somos chamados a libertar os outros como membros do corpo místico de Cristo, a Igreja. O mar, no sentido bíblico, simboliza os perigos e as trevas. Os discípulos saíram desta escuridão para seguir a luz do Senhor e seguindo esta luz, vão vencendo os perigos que podem levá-los aos tormentos presentes no mundo. Assim somos nós, os cristãos no mundo hoje, discípulos e missionários em meio aos desafios e trevas, mas confiantes na Luz de Cristo que nos ilumina, nos da força e aponta o caminho a seguir.

Que o Senhor nos abençoe e nos conduza na missão evangelizadora que ele nos confiou e que ela seja concretizada no nosso testemunho e na nossa mensagem de discípulos missionários. Que antes de pregarmos aos outros, possamos ter a convicção de que “Deus é nossa Luz e Salvação e que ele protege a nossa vida” (Sl 26). Por fim, possamos ouvir o apóstolo Paulo na 2ª leitura: não somos de grupo A ou B, mas membro do povo do Senhor que está unido a Ele pelo amor e pela fé e com a certeza de que Ele é a única luz e o único caminho que nos levará à salvação. Amém!

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Parabéns, palavras muito sábia.
    Cezar – liturgia – capela são josé

  2. “Amar como ele amou!parabéns pela a reflexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *