VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A – MATEUS

Leituras: Is 49,14-15; Sl 61(62); 1Cor 4,1-5; Mt 6,24-34

POESIA

AGRACIADOS POR DEUS

Somos importantes para Deus,
Mais do que os lírios mais belos,
Que enfeitam os campos e castelos
Mais do que as aves do céu a voar,
Mais do que o amar imenso,
Somos arte que Deus veio a criar.

Somos parecidos com Deus,
Em suas mãos fomos formados,
Pelos seus olhos, então contemplados,
Para cuidar das tantas criaturas,
Sem a prepotência e sem a idolatria.
Mas em virtude da beleza e da ternura.

Somos cuidados por Deus,
Ele nos dá toda a segurança,
Nele é que está a nossa esperança,
Como mãe carinhosa, ele a nos olhar,
Não nos abandona em hora alguma,
Em seus braços vem nos carregar.

Por que buscar outra segurança?
Nas ilusões que logo se esquece?
Nas coisas que rápido perecem?
Busquemos o que é infinito,
Que vem de Deus e sempre será,
E que no Santo livro está escrito.

Abandonemos os ídolos enganadores,
Mas não nos esqueçamos de caminhar,
Buscando o que é essência para continuar,
Porque somos finitos onde nós estamos,
Porque há muito a se prosseguir,
E em Deus, firmes sempre caminhamos.

Busquemos o Reino por primeiro,
Não preocupados com o superficial,
Vamos ao Pão Santo, o essencial,
É Deus que vem nos fortificar,
Sua Palavra é fonte inesgotável,
Deixemos sua força nos alimentar.

HOMILIA

 Deus e os nossos ídolos

Neste 8º domingo do Tempo Comum, o Senhor nos ensina: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6,36). “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24). A nossa vida deve ser orientada para a busca do Reino, focando em primeiro nas atitudes que demostram o querer de Deus para a nossa salvação. Somos tentados a todos os momentos a adorar o dinheiro e oferecer-lhe toda a atenção como se a nossa saída principal dos problemas estivessem nele.

Trabalhar para ganhar o nosso pão de cada dia, formar e orientar os filhos, investir na qualidade de vida, construir amizades verdadeiras, buscar fazer o bem; eis a nossa obrigação humana neste mundo. Nada disso é descartado ao cristão, mas tudo isso dever ser vivido com a nossa confiança na providência do Pai do céu, que cuida tão bem dos campos, dos animais, ou seja, da sua criação.

Nós somos a criação muita boa que Deus fez e o apreciou, e, ao mesmo tempo, entregou tudo o que ele fez ao nosso dispor. Portanto ele cuida com muito carinho e atenção, por isso não nos abandona a nenhum momento. O que nos importa é fazer a parte que nos cabe. Ter consciência de nossas responsabilidades e de nossos papéis, assumidos quando abraçamos uma vocação, fruto do chamado de Deus.

Nunca devemos nos sentir como o povo israelita exilado na Babilônia citado nos versículos 14 e 15 do capítulo 49 de Isaías:O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim! Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre?” Mesmo que seja quase impossível uma mãe abandonar um filho, é impossível Deus deixar sem proteção os filhos que ele criou, por que o Senhor é misericórdia. Ele cuida com carinho, porque somente nele encontramos repouso. Ele é o rochedo e salvação para todos (cf. Sl 61/62).

Muitas vezes nos sentimos também como o povo israelita: abandonados, desprotegidos e exilados. Esquecemos que é nos momentos mais difíceis de nossas vidas que Deus nos carrega em seus braços e nos aponta por onde devemos ir. Se ele cuida também da sua criação, por que nos deixaria desamparados. O que acontece é que muitas vezes a nossas opções nos colocam no sofrimento existencial, e aí vem o desespero, porque colocamos toda a nossa confiança nos bens materiais.

Acumulamos tantas coisas supérfluas que nos incomodam e nos tiram a paz e esquecemo-nos de cultivar e buscar o nosso alimento espiritual na Eucaristia. Esquecemo-nos de buscar a sabedoria de Deus pela sua Palavra e pelo seu amor misericordioso.

O mundo moderno tem nos impondo muitos ídolos que nos tentam a todo o momento. O sistema capitalista tal como se apresenta, tem princípios (ídolos) contrários ao Evangelho: os lucros desmedidos, os rendimentos injustos à custa dos pobres; as competições desleais entre as pessoas e a corrupção econômica e política. São realidades e posturas que tiram Deus do caminho do homem. Não é possível servir a Deus e ao mesmo tempo estarmos com toda a nossa atenção voltada aos diversos ídolos (deuses) que o dinheiro produz.

São Paulo na sua carta aos coríntios nos alertará: “Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido.” (1Cor 4,5). Embora Deus seja misericordioso conosco, certas situações que vivemos fizeram ou fazem parte de nossas livres opções. Quando isso acontecer devemos parar e meditar: O que me levou a tal realidade? Que ídolo cultivei e adorei para chegar onde estou?

Que o Espírito Santo nos ilumine no nosso discernimento e nos fortaleça para vencermos as tentações ligadas às idolatrias que nos desviam do Caminho do Reino de Deus. Somos agraciados por Deus. Se ele cuida tão bem das plantas do campo, quanto mais de nós que somos os que ele entregou a nossos cuidados tudo o que ele criou. Amém.

Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Maria Divina dos santos

    Mensagem linda…
    que o Espirito Santo nos ilumine…
    Que possamos entregar as nossas ansiedades nas maos de Deus e descansar.Amem

  2. showwww. podemos servir somente a Deus e o mais ele nos dará!!

  3. Servir a Deus com zelo é confirmar a fé nos ensinamentos de Cristo…
    Zelo eucarístico é o que falta em nossa igreja.⛪

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *