20º Domingo do Tempo Comum, Ano C, São Lucas

 

⇒ Intenções do Santo Padre, o Papa Francisco: Pelos pequenos e médios empreendedores ⇐
⇒ Mês Vocacional – 2º Domingo: pela vocação da vida em família ⇐

 

 

Leituras: Jr 38,4-6.8-10; Sl 39(40),2.3.4.18 (R. 14b); Hb 12,1-4; Lc 12,49-53

 

 

⇒ HOMILIA ⇐

 

O Fogo do Amor do Senhor

Lc 12,49-32-48

 

Meus irmãos e irmãs, celebramos o 20º Domingo do Tempo Comum o segundo Domingo do mês vocacional em que refletimos e rezamos pela vocação para a vida em família, a Igreja doméstica, e também celebramos, neste dia, o dia dos pais, aos quais desejamos muita paz, graças e bênçãos divinas. A Liturgia deste Domingo nos motiva a contemplar a respeito do impacto do fogo do Espírito e da Palavra purificadora do Senhor e a força transformadora do ministério messiânico. E o Evangelho desta Liturgia está em Lc 12,49-53, sequência do Domingo passado.

No Evangelho desta Liturgia, as Palavras de Jesus verdadeiramente nos impactam e nos provocam a refletir e pensar profundamente sobre Suas Palavras. Disse o Senhor Jesus: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!” (Lc 12,49). Em seguida complementa: “devo receber um batismo e como estou ansioso até que isto se cumpra” (Lc 12,50).

Quando olhamos para o ministério de Jesus em toda a sua realização, podemos entender o que significa profundamente essas Palavras. Na verdade, Ele veio para transformar o mundo a partir da purificação dos corações com o fogo do Seu amor, através de Sua Palavra, profética e redentora, sua aproximação junto ao seu povo, tornando todos filhos de Deus. Com seus milagres corporais e espirituais e com seus ensinamentos, converteu e transformou a vida e o coração de muitas pessoas. Não somente isso: Suas palavras impactaram e mobilizaram muitos seguidores a viverem também o que Ele viveu.

Desse modo, o Seu chamado mudou a vida de muitas famílias fazendo com que sua Palavra libertadora chegasse a todos nós e também nos impulsionasse a sermos Seus discípulos e missionários. Essa mudança provocou, e ainda provoca, uma divisão entre os que estão em conversão e os que são indiferentes à Boa-Nova de Jesus.

Os Apóstolos e discípulos seguiram proclamando o amor misericordioso de Deus, uma vida nova, pela força da Ressurreição onde a semente da dignidade humana e a vida fraterna foram semeadas e se espalham pelo mundo. Não podemos esquecer que o anúncio da Boa-Nova de Jesus trouxe muitas consequências para as primeiras gerações de cristãos, as quais sofram perseguição por parte dos poderosos e muitos foram martirizados por causa do Evangelho, mas foram perseverantes, corajosos e cheios de fé, porque o fogo do amor do Senhor os impulsionava a seguir em frente.

Assim acontece com profeta Jeremias também sofreu perseguição de Sedecias, Rei de Judá entre os anos 597 e 587 a.C. Um poderoso rei sim, mas o último rei antes do exílio da Babilônia (586-538 a.C.). Vimos na primeira leitura desta Liturgia (cf. Jr 38,6) que o profeta quase morreu quando foi atirado numa cisterna por que anunciava o amor de Deus e a paz em vez da guerra. Jeremias estava ciente do sofrimento do povo escravizado pelo rei da Babilônia!

Assim aconteceu também ao longo dos tempos desde que Jesus consolidou Seu “pequenino rebanho” (Lc 12,38). Os que sempre anunciaram os valores do Evangelho sofreram consequências como calúnia, indiferença, perseguição e a até a morte! Nossos heróis (os santos conhecidos e anônimos), homens e mulheres que testemunharam com suas vidas as virtudes de Cristo, defenderam a dignidade humana como valor que nivela todos (homens e mulheres) no mesmo patamar diante de Deus, defenderam a fraternidade e a justiça. Tudo isso em contraste com os poderes do mundo com seus recursos políticos, econômicos e ideológicos, sempre com o objetivo de exercer domínio em benefício da elite.

Já o autor da Carta aos Hebreus nos aconselha: “Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus.” (Hb 12,1-2). Diante dos poderes do mundo, o cristão que vive verdadeiramente os valores da Boa-Nova, a fé e os olhos fixos em Cristo, estará alerta diante das realidades que estão na contramão do Evangelho!

E neste Domingo, dia dos pais, rezemos , ao longo da semana que se segue, pela vocação para a vida em família, a “Igreja doméstica”, pelos nossos casais, também pelos jovens que aspiram ao Matrimônio, sacramento que eleva homem e mulher à “realidade divina”(1) quando realizadas as finalidade do Matrimônio, seja no bem-estar mútuo, na geração e educação dos filhos, na fidelidade, enfim, numa aliança, entre batizados, una e indissolúvel, uma reposta a Deus, sendo testemunhas de sua missão na vida do lar, na Igreja e na sociedade. Que os casados e noivos sejam abençoados e iluminados pela ação do Espírito Santo. Amém.

*   *   *
(1) Cf. Código de Direito Canônico, cânones 1055-1057.

*   *   *

 

⇒ POESIA ⇐

Nosso Coração Arde com Seu Amor

 

O fogo do amor do Senhor,
Faz arder nosso coração,
Traz-nos uma vida nova,
Nos motiva pra missão,
Faz tudo se transformar,
Provoca-nos a caminhar,
Suscita transformação.
*
Fogo aceso em nossas vidas,
Pelo Espírito de amor,
Que queima e purifica,
Pra nascer novo vigor,
Dá coragem e movimento,
Pelo Santo Alimento,
Vivo e transformador!
*
Fogo novo no Espírito,
Que deu vida e alegria,
Fazendo os Seus discípulos,
Viverem em romaria,
Boa-Nova anunciando,
A Jerusalém caminhando,
Em meio a noite e ao dia!
*
Ação divina em nós,
Em meio aos sofrimentos,
Palavra que causa mudança,
Na vida e nos acontecimentos,
Olhos fixos no Senhor,
A fé, a vida e o amor,
Pés firmes e também atentos!
*
Que a santa Eucaristia,
Alimente-nos a esperança,
E sua Palavra viva,
Provoque em nós a mudança,
Convertendo nossa vida,
Fortalecendo a nossa lida,
Com o Amor que não se cansa!

*   *   *

 

Obra: “Nosso Senhor Jesus Cristo”, de J. Tissot (1836-1902). In brooklynmuseum.org.

 

⇒ Que a Palavra e a Luz de Nosso Senhor Jesus Cristo, que transforma o nosso coração com o fogo do Seu Amor, ilumine o seu caminho! 

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *