II DOMINGO DO TEMPO COMUM

ANO NACIONAL DO LAICATO

Leituras: 1Sm 3,3b-10.19; Sl 39(40); 1Cor 6,13c-15a.17-20; Jo 1,35-42

POESIA

É MUITO BOM ESTAR COM O SENHOR

Nos caminhos do Senhor,
Sua voz vai nos chamando,
Aos poucos vamos descobrindo,
O que ele está nos apresentando,
É bom viver nas trilhas do Senhor,
Participar do seu plano de amor,
E não mais ficar adiando.

O Cordeiro divino e santo,
Vem nos chamar pra missão,
Primeiro ficar com ele,
Na nossa iniciação,
Descobrindo o seu chamado,
Caminhando ao seu lado,
Para nossa santificação.

Precisamos da escuta ao Senhor,
Para melhor responder
Ouvir sua voz nos chamando,
Na oração lhe atender,
Deixar o Senhor conduzir,
E o que ele exigir,
Para com ele viver.

Permanecer em seu caminho,
Esse é o seu chamado,
Para sermos os seguidores,
Pelo bom discipulado,
Por que só terá sentido,
O caminho percorrido,
De alma e corpo, doado.

O Senhor passa e nos chama,
Para com ele estar,
Convivendo em sua missão,
E a vida transformar,
Ele nos traz a alegria,
Pelo pão, Eucaristia,
Que vem nos congregar.

 

HOMILIA

Jesus nos chama para estar com ele

Na segunda-feira após o domingo do Batismo do Senhor iniciamos o tempo comum. Por isso este já é o 2º domingo, porque é decorrida uma semana. Neste tempo contemplamos Jesus na sua missão, pregando o Reino de Deus, expulsando demônios, curando os doentes, convertendo muitas pessoas e chamando os seus discípulos para colaborarem na implantação do plano salvífico.

Nesta primeira parte do tempo comum, que irá até o 6º domingo quando inicia a quaresma, exceto a liturgia de hoje em que ouvimos o evangelho segundo João, vamos ouvir a proclamação de todo o primeiro capítulo de Marcos, inclusive no 1º domingo da quaresma.

Nestas narrações, podemos ver Jesus em plena ação. Jesus está andando pela Galileia, pregando nas sinagogas, fazendo milagres. Faz tudo isso porque ele é o próprio Reino que chegou para trazer a redenção a todos os que o procurarem ou atenderem o seu chamado.

O evangelista João apresenta o Batista apontando aos seus discípulos o Cordeiro de Deus. É Jesus que passa. Há uma adesão imediata dos seguidores do João Batista para conhecerem onde Jesus mora.

É interessante que André, um dos discípulos de João, apresenta por sua vez Jesus a seu irmão, que também segue Jesus. Isso nos leva a refletir que muitas vezes somos chamados a levar ao irmão a pessoa de Jesus pelo nosso testemunho, com o objetivo de que estas pessoas também façam parte da comunidade de Cristo para vivência do amor fraterno e o anuncio do Reino.

A primeira leitura nos apresenta o chamado que Deus faz ao jovem Samuel (cf. 1Sm 3,9), junto ao sacerdote Eli, que dentro da noite de sono é chamado pelo Senhor. Inicialmente tem dúvidas de quem lhe chama e para aprofundar este chamado ele precisa despertar, levantar e caminhar para pedir a ajuda de Eli.

Com o auxílio daquele sacerdote ele vai deslumbrando que Deus lhe chama. Mais uma vez aprendemos que os outros nos ajudam no discernimento da nossa vocação. Precisamos nos apresentar como servos que escutam e aprofundam o chamado de Deus. Nos nossos momentos de orações pessoais devemos nos apresentar com esta atitude de escuta do Senhor, deixar que ele nos fale e nos chame para atender o seu chamado.

Olhando para figura de Samuel podemos refletir sobre nossa vida de cristãos, que às vezes necessita de muitos anos de escuta, muitas experiências celebrativas para podermos ter consciência do chamado de Deus em nossas vidas. Por isso necessitamos do silêncio da noite, quando outras vozes cessam, para podermos ouvir Deus.

Precisamos mergulhar na escuta também dos outros (irmãos) para nos ajudar a descobrir o nosso caminho com Deus, assim como Samuel que precisou da intermediação do sacerdote Eli para ter certeza de que era Deus que o chamava.

Para seguirmos Jesus precisamos ter atitudes diante de sua Palavra. É preciso ouvir, despertar, levantar do nosso comodismo para caminhar com ele, aprendendo com ele sobre a sua missão e assumindo a continuidade de sua missão.

Devemos estar com o Senhor numa experiência de encontro na Eucaristia e na Palavra, para vivermos a missão evangelizadora. É o alimento espiritual que nos faz missionários e não somente o ativismo, a correria sem tempo para encontrar com os irmãos na comunidade do corpo de Cristo.

São Paulo nos fala que somos parte do corpo do Senhor (cf. 1Cor 6,16), formamos a Igreja, um templo que é formado por outros pequenos templos, onde habita o Espírito Santo. Nesse sentido devemos cuidar desse templo evitando que se torne lugar de pecado tal como a imoralidade.

O nosso corpo é lugar do exercício de uma sexualidade sadia segundo a vontade de Deus, exercendo a castidade e não para a prostituição e nem para a difamação. Somos de Cristo em todo o tempo e por isso devemos ser sinais para o mundo com Palavras e ações concretas, através do testemunho como membros da comunidade santa que é a Igreja peregrina.

Na hora da comunhão, quando o sacerdote parte o pão para a comunidade, antes ele usará as mesmas palavras de João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus” (Jo 1,36). Nós devemos olhar para o Cristo e nos perguntarmos se estamos conscientes desta presença de Jesus em nossas vidas, se queremos verdadeiramente estar com ele, se queremos segui-lo como discípulos, deixando o Senhor morar conosco, no nosso coração e na nossa existência.

Confirmando estas perguntas acima, podemos tranquilamente participar do santo altar e comungar do seu corpo para a nossa fraternidade e salvação e transmitir a todos que encontramos na nossa caminhada dizendo que é muito bom ficar com o Senhor.

Que neste Tempo Comum possamos caminhar na missão e com a missão de Cristo. Que sejamos André, que anuncia o Messias para o próximo. Que sejamos Simão, que recebe a missão de ser cefas, uma pedra que estabiliza no chão a tenda do Senhor, a começar pelo nosso próprio corpo. Amém.

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Maria Divina dos santos

    O Senhor passa e nos chama para permanecer em seu caminho, Ele nos traz alegria…Amém 🙏 Que possamos estar sempre atentos nesse caminho de paz, comunhão e alegria 🙏 Semana abençoada a todos nós 🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.