IV DOMINGO DO TEMPO COMUM

ANO NACIONAL DO LAICATO

Leituras: Dt 18,15-20; Sl 94(95); 1Cor 7,32-35; Mc 1,21-28

POESIA

O PROFETA PERFEITO

Jesus, profeta perfeito,
Nosso amor eterno,
Que traz a libertação,
Que nos faz sempre irmãos,
No mundo, também fraternos.

Jesus, nossa Palavra viva,
Nosso Deus e salvador,
Traz-nos um ensinamento novo,
Para a vida do seu povo,
Que busca a essência do amor.

Jesus, voz do sumo bem,
Que o faz o mal se calar.
Cura nossas maldições,
Também nossas tentações,
Que vem a nos massacrar.

Jesus, Mestre e Salvador,
Que conosco quer estar,
Faz-nos fiéis seguidores,
Vence a morte e as dores
Que querem nos sufocar.

Jesus, nosso Deus amado,
Traz-nos a paz e a esperança,
Faz-nos firmes caminhar,
E ao mundo anunciar,
Sua santa aliança.

Jesus, Pão vivo do céu,
Vem como alimentação
Fortalece a caridade,
Pra viva fraternidade,
Na mesa da comunhão.

 

HOMILIA

Jesus, expulsa-nos o mal

O Evangelho deste quarto domingo do tempo comum nos apresenta Jesus na sinagoga de Cafarnaum, participando da liturgia, num dia de sábado. Ali se encontra um homem que calmamente participa do culto dos judeus.

Quando Jesus anuncia a Palavra de forma que mudem o coração e expulse o mal do coração das pessoas, o demônio se incomoda e se manifesta, reconhecendo a força da presença de Deus naquela sinagoga (cf. Mc 1,24).

A presença de Jesus é a manifestação divina contra o mal que está no coração das pessoas. Sua Palavra tem autoridade sobre os homens, seu ensinamento é novo, é cheio de força e de salvação. Sua Palavra incomoda, provoca e cura, trazendo vida para os que o acolhe.

Em Jesus se realiza aquilo que Moisés anunciou ao povo. “Farei surgir um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará, tudo o que eu mandar” (Dt 18,18-19). Jesus é o enviado do Pai para trazer a mensagem do céu e ser palavra viva no meio de nós.

Em nossos dias muitos se apresentam como profetas, anunciando inverdades, falsidades e mentiras para o povo. A Palavra de Jesus não é assim. Ela tem força porque é a presença da verdade e da justiça que expulsa o mal da mentira, da prepotência, das injustiças e da inveja.

A sede de Deus faz com que as pessoas bebam qualquer promessa, qualquer palavra humana. Por isso é importante que os discípulos missionários anunciem a Palavra viva do evangelho de Jesus Cristo que veio trazer a salvação. A Palavra viva de Jesus muda o coração das pessoas, pois não se baseia em prosperidades materiais e econômicas, mas em força de conversão do coração humano. A Palavra de Jesus cura a pessoa integralmente.

A missão de Jesus é obra de salvação e de mudança de vida interior porque é uma mensagem puramente libertadora. O demônio o reconheceu como Deus todo poderoso que veio vencê-lo pela sua força salvadora: “Sei quem tu és: o Santo de Deus.” (Mc 1,24).

A presença do Bem maior, palavra viva no meio do povo reunido, expulsa dos corações toda maldição. Sua voz faz calar todo o mal; sua presença é de poder que faz afastar qualquer presença de divisão do meio do povo que escuta a Deus.

Portanto, esta liturgia nos ensina que quando fixamos o olhar em Cristo e escutamos sua voz de amor contra nossos males, seremos libertos de tudo que nos aprisiona.

São Paulo, na segunda leitura, nos diz: “O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações” (1Cor 7,35). Paulo nos ensina que a nossa prioridade como cristão deve ser abraçar aquilo que o Senhor nos traz em sua mensagem para que enfrentemos os desafios da vida. Outras preocupações terão menos importância e influência, se carregarmos em nosso coração e em nossa vida, Cristo e sua palavra.

Rezemos para que o Espírito do Senhor esteja sempre presente nos corações dos homens que se reúnem em seu nome para escutá-lo e se alimentar do seu corpo, o qual se fortalece na luta contra o todo tipo de escravidão e maldição. Que possamos ser profetas da verdade, do amor e da fraternidade no mundo. Amém.

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Maria Divina dos santos

    Que lindo👏👏👏 Jesus é a nossa palavra viva!!! Rezemos para que o Espírito Santo esteja sempre presente em nossos corações!!!Muito lindo e edificante. obrigada pela oportunidade de receber tão lindo texto!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.