II Domingo do Tempo Comum, Ano B, São Marcos

 

*** Ano de São José (2020/2021) ***

 

Leituras: 1Sm 3,3b-10.19; Sl 40(39); 1Cor 6,13c-15a.17-20; Jo 1,35-42

 

 

⇒ HOMILIA ⇐

Jesus nos Chama para estar com Ele

Jo 1,35-42

 

Meus irmãos e irmãs, o mistério pascal da Liturgia do II Domingo do Tempo Comum do Ano B nos motiva a querer estar com Jesus, o Mestre. E o Evangelho desta Liturgia está em Jo 1,35-42.

Nesta primeira etapa do Tempo Comum, contemplamos Jesus na sua missão: pregando o Reino, expulsando demônios, curando os doentes, chamando discípulos para colaborarem na implantação do plano salvífico. Do III ao VI Domingo deste Tempo seremos iluminados pelo evangelista São Marcos.

Nesta Liturgia, o evangelista João apresenta o Batista indicando a dois de seus discípulos o próprio Cordeiro de Deus. André e o outro vão a Jesus e querem aderir ao Caminho do Jovem Galileu. Diferente dos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, João relata que André é o responsável por levar seu irmão, Simão, a Jesus. Com isso, a Palavra de Deus nos motiva a ser testemunha dentro de uma comunidade de Cristo para a vivência do amor fraterno e o anúncio do Reino.

A primeira leitura, desta Liturgia, nos apresenta o chamado que Deus faz ao jovem Samuel (cf. 1Sm 3,9), que reside com o sacerdote Eli e é com a ajuda de Eli que o jovem Samuel vai deslumbrando que Deus lhe chama. Novamente a Palavra de Deus nos indica a importância comunitária no discernimento da nossa vocação. A voz de Deus Pai, no Antigo Testamento, também nos indica a importância do silêncio da noite, quando outras vozes cessam, para podermos ouvir Deus.

O seguimento de Cristo exige, como em Samuel, escutar o chamado, peregrinar (ou seja, sair da zona de conforto) e sair em missão (para semear o Reino). As mesas da Palavra e da Eucaristia nos fornecem o alimento para cada uma das etapas do cumprimento do chamado à pertença ao Corpo Místico de Cristo.

São Paulo nos fala que somos parte do Corpo do Senhor (cf. 1Cor 6,16), um templo formado por pequenos templos, onde habita o Espírito Santo. Com o livre arbítrio devemos sim evitar o pecado, mas também fugir às ocasiões de pecado, como nos orienta uma das fórmulas do Ato de Contrição. Assim, devemos guardar nossos olhos, ouvidos e língua.

O nosso corpo deve expressar uma sexualidade segundo os desígnios de Deus, exercendo a castidade conforme o estado de vida ou a realidade de cada um: os casados na fidelidade conjugal (debaixo do mesmo jugo, da mesma canga) e os demais (solteiros, viúvos, ministros ordenados e religiosos ou leigos celibatários), guardando, por vontade própria, a sua sexualidade para o Reino de Deus.

Na hora da comunhão, quando o sacerdote parte o Pão para a comunidade, antes ele usará as mesmas palavras de João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus” (Jo 1,36). Nós devemos olhar para o Cristo e nos perguntarmos se estamos conscientes de sua presença em nossas vidas, ser discípulos e deixar que reine em nossa existência. Ciente desta responsabilidade devemos comungar do seu Corpo para a nossa fraternidade e salvação.

Que neste Tempo Comum possamos caminhar com a missão de Cristo. Que sejamos André, que anuncia o Messias para o próximo. Que sejamos Simão, que recebe a missão de ser cefas, uma pedra que estabiliza no chão a tenda do Senhor, a começar pelo nosso próprio corpo.

 

***

 

⇒ POESIA ⇐

É muito Bom estar com o Senhor

 

Nos caminhos do Senhor,
Sua voz vai nos chamando,
Aos poucos vamos descobrindo,
O que ele está nos apresentando,
É bom viver nas trilhas do Senhor,
Participar do seu plano de amor,
E não mais ficar adiando.

O Cordeiro divino e santo,
Vem nos chamar pra missão,
Primeiro ficar com ele,
Na nossa iniciação,
Descobrindo o seu chamado,
Caminhando ao seu lado,
Para nossa santificação.

Precisamos da escuta ao Senhor,
Para melhor responder
Ouvir sua voz nos chamando,
Na oração lhe atender,
Deixar o Senhor conduzir,
E o que ele exigir,
Para com ele viver.

Permanecer em seu caminho,
Esse é o seu chamado,
Para sermos os seguidores,
Pelo bom discipulado,
Por que só terá sentido,
O caminho percorrido,
De alma e corpo, doado.

O Senhor passa e nos chama,
Para com ele estar,
Convivendo em sua missão,
E a vida transformar,
Ele nos traz a alegria,
Pelo Pão, Eucaristia,
Que vem nos congregar.

 

***

 

 

 

*** Que a Palavra e a Luz de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ilumine o seu caminho! ***

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *