Solenidade de Pentecostes, Ano B, São Marcos

 

*** Ano de São José (2020/2021) ***

 

Leituras: At 2,1,11; Sl 104(103); 1Cor 12,3b-7.12-13; Jo 20,19-23

 

 

 

⇒ HOMILIA ⇐

Manifestação Pública do Espírito Santo

Jo 20,19-23

 

Meus irmãos e irmãs, o mistério pascal da Liturgia da Solenidade de Pentecostes nos motiva a contemplar a descida do Espírito Santo sobre a Igreja nascente. E o Evangelho desta Liturgia está em Jo 20,19-23.

Agora, a descida do Santo Espírito não é somente sobre os apóstolos, mas também para que todos acolham a Boa-Nova em sua própria língua, em sua própria cultura. O que estava restrito aos que conviveram com o Rabí, agora é manifestado para todos que abraçarem a fé pelo testemunho corajoso.

Com o Pentecostes, inicia-se o tempo da Igreja, quando a humanidade não é guiada somente pela Lei, mas pelo Espírito de Verdade (cf. Jo 16,13) e pela doação do Corpo e Sangue de Cristo, pela sua Palavra e pelos dons oferecidos pelos que se tornam também o Corpo de Cristo.

O evangelista João faz memória da Ressurreição e de quando os discípulos ainda estão profundamente marcados pelo medo (cf. Jo 20,19). A alegria renasce quando o Senhor traz a paz para o grupo e, ao mesmo momento, os envia em missão, com o objetivo de anunciar ao mundo a alegria do Evangelho. Assim, todos os que ali estavam reunidos ganham força e coragem para pregar a Boa-Nova, porque o Espírito do Senhor está sobre eles dando-lhes vigor e motivação nos seus corações para semearem o Evangelho até os confins da terra!

Na primeira leitura (cf. At 2,1-11) temos o relato do Pentecostes, quando os discípulos estavam reunidos e então o Espírito Santo se manifesta e “todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava” (At 2,4). Agora, aquilo que o Senhor anunciou, antes e depois da Ressurreição, se concretiza, pois a manifestação do Espírito Santo é para que a Boa-Nova seja anunciada, com coragem, em todo o mundo, rompendo barreiras, geográficas e culturais, e levando a todos os frutos nutritivos e doces dos sinais do Jovem Galileu.

Há outra dimensão da ação do Espírito Santo que merece a nossa reflexão, apresentada na segunda leitura da Liturgia de hoje: “Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos.” (1Cor 12,4-6). São Paulo nos fala dos dons oferecidos aos mansos e humildes para a messe do Senhor.

Quantos dons podemos dispor à messe? Há uma infinidade de atividades, pois os ramos da Videira crescem constante e permanentemente e do mesmo modo os ramos que brotam. Precisamos cuidar do templo, dos grupos, da música, da pregação, das famílias, dos doentes… Mas também da defesa da vida nos espaços políticos e sociais, escolas e meios culturais.

O Espírito Santo estava no início da Criação, falou pelos profetas, operou a encarnação do Verbo na Virgem, esteve presente no Batismo de Jesus no Jordão e o conduziu ao deserto e à sua missão. Também animou os apóstolos após a Ressurreição, desceu em Pentecostes e impulsiona a Igreja na propagação do Evangelho no decorrer dos mais de vinte séculos.

Portanto, devemos sempre nos manter na convicção de que tudo aquilo que vivemos e fazemos é para o bem maior, é pela força do Espírito Santo, que é Deus, a alma da Igreja, Senhor que dá a vida, que renova todas as criaturas e santifica a vida dos seguidores e seguidoras do Senhor Ressuscitado. E com o Salmo 103 podemos proclamar e suplicar ao nosso Deus, rezando o seguinte refrão: “Enviai o vosso Espírito Senhor, e da terra toda a face renovai, e da terra toda a face renovai”.

 

***

⇒ POESIA ⇐

Sopro de Vida Nova

 

Sopro santo de Deus,
Nas narinas da criatura humana,
Imagem e semelhança,
Que sua bondade emana,
E se espalha pelo mundo inteiro,
Através dos discípulos mensageiros,
Sobre todos aqueles que a Deus amam.

Sopro e fogo de Deus,
Nos discípulos agora encorajados,
Pela presença dos dons oferecidos,
Pelos frutos do amor, inflamados,
Na vivência da sua missão,
Pregando o Reino da salvação,
E pelos confins do mundo espalhados.

Sopro e luz de Deus,
No Pentecostes do nosso agora,
Nos discípulos no mundo atual,
Dizendo a todos que desperte na aurora,
Na diversidade das nossas situações,
Transformando os nossos corações,
Para anunciarmos que chegou a hora.

Sopro e força de Deus,
Agindo naqueles que estão chegando,
Que pelo Batismo são inseridos,
E à comunidade, vão se irmanando,
Tornando-se um povo em comunhão,
Impulsionados para a missão,
E a Igreja Santa vai aumentando.

Sopro e benção de Deus,
Que vem e desce sobre a Santa Mesa,
Para transformar o pão e o vinho,
Trazendo-nos o amor e a fortaleza,
Dando-nos o Santo e vivo alimento,
Para a comunidade o sustento,
Deus belo, forte… Nossa realeza.

 

***

 

 

*** Que a Palavra e a Luz de Jesus Cristo, que preparou os filhos de Deus para o Espírito da verdade que nos guiará na verdade plena, ilumine o seu caminho! ***

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *