XXVIII Domingo do Tempo Comum, Ano A, São Mateus

 

Leituras: Is 25,6-10a; Sl 23(22); Fl 4,12-14.19-20; Mt 22,1-14

 

 

⇒ HOMILIA ⇐

O Banquete Divino

Mt 22,1-14

 

Meus irmãos e minhas irmãs, o mistério pascal da Liturgia do XXVIII Domingo nos motiva a sermos dignos do convite do Senhor. E o Evangelho para esta Liturgia está em Mateus 22,1-14.

“O Reino de Deus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho…” (Mt 22,2). Deus prepara uma festa e todos são convidados. É a festa da nova aliança, são as núpcias entre Cristo e a Igreja. O Pai nos oferece um banquete a cada Eucaristia, sinal de alegria e de esperança, onde são enxugadas as lágrimas de todas as faces, como profetizado por Isaías (cf. Is 25,6-10).

A parábola deste Evangelho nos fala que nem todos aceitaram o convite, isso função de preocupações diversas (cf. Mt 22,5). Assim devemos nos perguntar: cada um de nós, ao ser convidado para o banquete do cordeiro, a missa, prioriza ou tem alguma desculpa para não participar? Cada missa é um uma festa que nos traz alegria e força, onde todos são convidados a participar da mesma mesa, com o rei da vida e do amor.

O salmo 23(22) nos diz do cuidado e do carinho, com o qual Deus prepara o encontro conosco: “Preparais à minha frente uma mesa, bem a vista do inimigo, e com o óleo vos ungis minha cabeça; o meu cálice transborda…” Trata-se do Banquete onde os participantes são ungidos para viverem a festa e o encontro fraterno que se derrama uma alegria verdadeira, infinita e completa.

No entanto, a parábola nos fala dos primeiros convidados que rejeitaram o convite do rei. São as autoridades judaicas, que não aceitaram o Nazareno e o crucificaram como resposta ao que ele pregou e viveu.

Eles foram os primeiros convidados para acolher a Boa-Nova. Mas diante da resposta violenta, outros recebem o convite, sem discriminação: maus e bons (cf. Mt 22,10). E Deus perceberá se os convidados estão com a veste adequada. Ele poderá perguntar: “Amigo, como entraste aqui…?” (Mt 22,12). E a veste adequada é se preparar com toda a força, com toda a alma e com toda a inteligência (cf. Lc 10,27) para, depois de convidado, ser escolhido para estar no banquete. Também é preciso abandonar as falsidades, as invejas e as maldades diante do irmão, amando o próximo como a si mesmo (cf. Lc 10,27).

A proposta de Deus é ver toda a humanidade participando dignamente do banquete da comunhão e da fraternidade. Mas os convidados devem aceitar o chamado e, ao mesmo tempo, vestirem o traje adequado, que é fazer a vontade de Deus, praticar a justiça e viver a caridade, como nos ensina as palavras santas do Evangelho.

Que o Espírito Santo ilumine todos os missionários que vão diversos lugares do mundo, convidando a todos para a experiência do encontro dos irmãos no banquete com o Senhor.

 

***

 

⇒ POESIA ⇐

Deixar Ecoar o Convite do Senhor

Deixas que venha ecoar,
O convite do amor,
Pra festa plena da vida,
Chamado de Nosso Senhor,
Que quer te fazer acolhida,
E não te faltará comida,
No banquete do amor.

Deixas que venha ecoar
O chamado da alegria,
A invadir teu coração,
Da mais perfeita harmonia,
Na mesa da comunhão,
Onde todos são irmãos,
E que nunca se esvazia.

Deixas que venha ecoar,
A voz dos mensageiros,
Que o Pai quis enviar,
Os missionários caminheiros,
Que estão a convidar,
Os alertas a proclamar,
Aos irmãos e companheiros.

Deixas que venha ecoar
Por todas as encruzilhadas,
A voz para os excluídos,
E aos que são maltratados,
Os pobres e esquecidos,
Muitas vezes agredidos,
Mas que são por Deus amados.

Deixas que venha ecoar
O recado universal,
Que faz todos inseridos,
No Reino Espiritual,
Dos que foram acolhidos,
À festa do noivo unidos,
E na comunhão total.

Deixas que venha ecoar
O divino ensinamento,
Da aliança renovada,
Em Cristo, seu casamento,
Com a Igreja, sua amada,
Na nova nação congregada,
Pelo novo mandamento.

 

***

 

 

*** Que a Palavra e a Luz de Jesus Cristo, que nos motiva a termos dignidade para estar no Banquete do Cordeiro, ilumine o seu caminho! ***

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *