Quarta-feira de Cinzas (2023)

 

⇒ Dia de jejem e abstinência ⇐
⇒ Intenções do Santo Padre, o Papa Francisco: Pelas paróquias ⇐
⇒ Fevereiro: Mês dedicado à Sagrada Família ⇐
⇒ 3º Ano Vocacional 
» Tema: “Vocação: graça e missão” «
» Lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33)
⇒ Campanha da Fraternidade 2023 
» Tema: “Fraternidade e Fome” «
» Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) «
» Coleta Nacional da Solidariedade: 2 de abril «

 

Leituras: Jl 2,12-18; Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14 e 17 (R. cf. 3a); 2Cor 5,20-6,2; cf. Sl 94(95),8ab; Mt 6,1-6.16-18

 

 

⇒ HOMILIA ⇐

 

Cinzas, esmola, oração e jejum

Mt 6,1-6.16-18

 

Meus irmãos e minhas irmãs, celebramos hoje a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia do Ciclo da Páscoa que tem como primeiro momento, primeira parte o Tempo da Quaresma, que terá seis Domingos, incluindo o de Ramos. O Tempo quaresmal, portanto, inicia-se nesta Quarta-feira de Cinzas e se encerra na Quinta-feira Santa antes da Missa Vespertina do Lava-pés e da Instituição da Eucaristia.

A Quaresma é um retiro universal da Igreja, é um Tempo de preparação para a festa mais importante do tempo litúrgico: a Páscoa do Senhor, o centro da experiência litúrgica. O período quaresmal nos proporciona, ainda, uma espiritualidade de penitência e conversão, com a qual recebemos diversas chaves para o retorno a Deus.

Neste ano, a Quaresma no Brasil é marcada por duas realizações evangelizadoras: a primeira é a própria Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema “ ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ (Mt 14,6)” e a segunda realização evangelizadora é o 3º Ano Vocacional, cujo tema é “Vocação: graça e missão” e o lema: “Corações ardentes – pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).

A Liturgia da Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência, nos mantém ainda no contexto bíblico do Sermão da Montanha (cf. Mt 5,1-7,29), hoje nos colocando diante dos exercícios de piedade da esmola, da oração e do jejum, numa releitura da Antiga Aliança. E o Evangelho desta Liturgia está em Mt 6,1-6.16-18.

A fé, a esperança e a caridade são virtudes que nos sustentarão neste Tempo de purificação aos pés do Senhor, pois com Ele caminharemos passando pelo calvário, pela cruz e acordaremos na manhã da Ressurreição com um coração renovado para cantar o Aleluia pela vitória do Ressuscitado.

Nesta Liturgia, o Senhor Jesus nos orienta quanto ao comportamento relativo às aparências e também que as práticas da esmola, da oração e do jejum devem ser realizadas com um coração simples e voltados para Deus.

A esmola, realizada em segredo, deve ter como recurso o resultado da nossa abstinência e destinada aos necessitados da Providência de Deus, portanto a vivência da caridade. Já a oração deve produzir uma escuta do Deus que fala em nossa vida e uma vida de mansidão nas relações humanas. Por fim, o jejum deve ser resultado de abstinências que mortifique nossas posses que nos socorrem diante das dificuldades humanas, nosso poder que nos faz ser atendidos pelos outros e também da nossa atitude que muitas vezes querermos que Deus atenda nossas vontades.

O importante é que tais práticas tenham como fruto a nossa permanente conversão, reavaliando nossa vida de batizados que querem seguir o Senhor na vida de caridade (a esmola), na prática da fé (a oração) e de esperança no Reino (jejum). Esta experiência deve nos ajudar a sermos melhores pais de família, filhos, consagrados e ordenados; melhores evangelizadores a serviço do Reino de Deus com sal da terra e luz do mundo.

Lembremos do que diz o profeta Joel, na Primeira Leitura desta Liturgia: “rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus” (Jl 2,13). Faz-se necessário transformar o nosso coração para mudar de vida. Já São Paulo nos exorta a vivermos a reconciliação com Deus, pois somos embaixadores de Cristo. Somente nesta sintonia com o Senhor é que podemos oferecer um testemunho.

As cinzas, que serão colocadas em nossa cabeça, é um elemento que marca a caminhada quaresmal e a nossa atitude deve ser de simplicidade e de reconhecimento de que o nosso corpo é perecível e que necessita da vida infinita em Cristo Senhor, como nos fala o livro do Gênesis: “porque és pó e ao pó hás de voltar” (3,19).

Finamente, peçamos a Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, que enfrentou seus desertos com confiança suportada pela fé e esperança, interceda por nós e que possamos ser guiados pelo o Espírito Santo, unção de todos os santos, por este retiro quaresmal preparado pela Igreja, Corpo Místico de Cristo. Amém.

 

*   *   *

 

⇒ POESIA ⇐

Caminhos que levam a Deus

 

Quero seguir em frente,
Sendo mais crente,
Tendo caridade,
Na simplicidade,
Sem esquecer o mundo,
Nem por um segundo,
Neste ofertar,
Neste escutar,
A quem tem necessidade.
*
Quero seguir orando,
Sempre escutando,
Ao Deus amor,
Ao irmão na dor,
Que me faz pensar,
E que me leva a orar,
E o coração,
Nesta conversão,
Para o Senhor.
*
Quero seguir jejuando,
E me transformando,
Em um humano santo,
Sem medo ou espanto,
Sensível ao irmão,
Sendo compaixão,
Coração rasgado,
Mas purificado,
Em Deus o encanto.
*
Quero prosseguir,
Sem desistir,
Nunca isolado,
Mas sintonizado,
Com todos os irmãos,
Alheios e cristãos,
Aos que não escutaram,
Mas que desejaram,
Santa conversão.
*
Quero, com o Senhor,
Viver Seu amor,
E sempre encontrar,
Para se alimentar,
Na mesa da alegria,
Encontrar a harmonia,
No alimento eterno,
Que nos faz fraternos,
A Eucaristia.

 

*   *   *

 

“O sermão das bem-aventuranças”, de J. Tissot (1836-1902). In <https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13418>.

 

⇒ Que a Palavra e a Luz de Nosso Senhor Jesus Cristo, fonte e meta da nossa conversão, ilumine o seu caminho! 

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *